Projecto Museológicos em Elvas

O município de Elvas anunciou a intenção de criar um museu rural e etnográfico, um espaço dedicado à realidade agrícola da região nas primeiras décadas do século XX, quando a sociedade era maioritariamente rural.
O acervo é, actualmente, constituído por 1475 objectos, grande parte deles pertencentes ao antigo Grémio da Lavoura da cidade, outros foram adquiridos a particulares e alguns provenientes de doações ao município. O espólio do futuro museu, que está a ser reunido há uma década, está nas oficinas municipais e num armazém da Câmara de Elvas.
A colecção apresenta-se agrupada por diferentes categorias, como alfaia agrícola tradicional, transportes tradicionais, olivicultura, vitivinicultura, pastoreio, ofícios tradicionais, utensílios domésticos, mobiliário, metrologia e maquinaria agrícola.
O município projecta ainda a instalação em Elvas do Museu de Arqueologia, que pretende instalar num edifício militar, também com preferência para as instalações da antiga Manutenção Militar. Paralelamente, a município alentejano pretende criar ainda um museu militar dedicado à Guerra do Ultramar, cujo primeiro pólo deverá abrir no início de 2008.