Cinema Odéon retirado da lista de imóveis do Igespar

Três edifícios em Lisboa retirados da lista de imóveis em vias de classificação do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) não poderão receber protecção municipal individualmente por integrarem conjuntos urbanos «em vias de classificação como interesse público». Segundo a Câmara de Lisboa, o Cinema Odéon, o edifício do Grémio Literário e o salão nobre do Conservatório Nacional não podem ser considerados para o efeito por pertencerem aos conjuntos da Avenida da Liberdade e da Lisboa Pombalina.
As explicações da vereação da Cultura surgem depois de em Dezembro o Igespar ter prorrogado o prazo para conclusão da classificação de imóveis de todo o país, sem incluir no despacho os exemplares que os lisboetas esperavam ver protegidos.

Fonte: Diário Digital