Mais de 15 mil visitaram o museu da nova aldeia da Luz

O Museu da Luz foi visitado por 15 150 pessoas em 2010, numa média de 1 262 visitantes por mês, um “número recorde desde 2004”, o primeiro ano completo da vida do núcleo, que foi inaugurado em 2003, precisa a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) num comunicado enviado à Lusa.
Os meses de maio e agosto foram os que registaram maior afluência de visitantes e “constatou-se também um ‘pico’ de visitas ao domingo”, dia em que as entradas no museu durante a manhã são gratuitas.
O Museu da Luz, fundado em 2003, situa-se na aldeia do mesmo nome, construída para realojar os mais de 300 habitantes da antiga povoação, submersa no âmbito do processo de enchimento da albufeira de Alqueva.

Galardoado com vários prémios internacionais e objeto de várias nomeações, o núcleo museológico procura, com o seu espólio, perpetuar o passado histórico e arqueológico das terras submersas pela albufeira na freguesia da Luz. O museu integra, por exemplo, a Sala da Luz, um espaço dedicado à história, arqueologia e paisagem do território submerso, de onde, a partir de uma pequena janela, é possível ver o lugar da antiga aldeia. Já a Sala da Memória é uma zona dedicada aos ofícios e artes tradicionais (com utensílios antigamente utilizados pelo abegão, ferrador, carpinteiro ou construtor tradicional) e às atividades ligadas à aldeia (pesca, cultivo agrícola e fabrico de queijos).

Diário Digital / Lusa