Precariedade laboral na Orquestra do Norte

289

A Orquestra do Norte é a mais antiga Orquestra de âmbito regional que existe em Portugal, tendo realizado 35 concertos entee Março e Julho deste ano, para além de concertos pedagógicos e gravações.
De acordo com informações transmitidas, numa recente reunião com um conjunto de trabalhadores representativo dos músicos desta Orquestra, os problemas de precariedade laboral que existiam na Orquestra das Beiras e na Orquestra do Algarve foram resolvidos. Na verdade, existiam nestas Orquestras falsos recibos verdes que foram regularizados, o que decorreu da luta destes trabalhadores.
Acontece que, também de acordo com a informação transmitida, subsiste na Orquestra do Norte uma inaceitável situação de falsos recibos verdes.
Na verdade, os 47 músicos que trabalham nesta Orquestra, têm horário de trabalho, usam os meios de produção de sua entidade patronal, têm subordinação hierárquica e, entre outras presunções previstas no artigo 12.º do Código do Trabalho, trabalham sempre para a mesma entidade patronal que neste caso é a Associação Norte Cultural.
Importa referir que, existem músicos que estão a recebidos verdes, há mais de 10, 12 ou mais anos.

Fonte: PCP

Siga-nos