Bélgica exige restituição de quadro de Rubens exposto num museu em França

As autoridades francófonas da Bélgica exigem a restituição de um quadro pintado por Pierre Paul Rubens (1577-1640), levado por tropas revolucionárias em 1794 da catedral de Tournai, e que se encontra exposto no museu municipal de Nantes, em França.
O parlamento da Federação de Wallonie-Bruxelas adotou por unanimidade uma resolução para pedir ao governo representante dos francófonos na Bélgica que faça “todas as diligências úteis” para negociar com a França a restituição do quadro “Le triomphe de Judas Macchabée” (O triunfo de Judas Macabeu), noticiou a agência France Presse.
Esta pintura, em conjunto com a tela “La délivrance des âmes du Purgatoire” (A libertação das almas do Purgatório), foi executada por Rubens na sequência de uma encomenda feita em 1635 pelo bispo da catedral de Tournai, na Bélgica, financiada pela população local.
(…)
“A UNESCO determinou que todas as obras conservadas em museus, adquiridas antes de 1970, deveriam ser consideradas propriedade desses museus”, recordou a responsável.

Fonte: RTP