Museus José Malhoa e da Cerâmica em gestão corrente

Os Museus de José Malhoa e da Cerâmica encontram-se em gestão corrente porque a directora de ambos, Matilde Coto, não foi reconduzida no cargo após terminar o mandato de três anos para o qual fora nomeada.
Segundo João Brigola, director do IMC (Instituto dos Museu e da Conservação) deverá sair em Novembro a lei orgânica que vai permitir a constituição de uma nova direcção geral do Património Cultural e que irá reunir o IMC, o IGESPAR e ainda a Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo. “Só depois disso se encontrarão reunidas as condições para a abertura de um concurso público para o cargo de director dos museus em causa”, disse à Gazeta das Caldas.
A ainda directora poderá candidatar-se novamente ao este cargo, mas questionado pelo nosso jornal sobre esta e outras questões, não quis prestar declarações.
(…)
Matilde Tomás do Couto foi directora dos museus caldenses José Malhoa e da Cerâmica desde 2008 (quando o governo decidiu juntar os dois espaços museológicos), depois de ter sido a escolhida num concurso público. Antes disso fora directora do Museu Malhoa durante vários anos.
No governo de José Sócrates houve a intenção de passar estes dois museus para a tutela da autarquia, tendo chegado a existir algumas conversações entre o Ministério da Cultura e a Câmara das Caldas.

Fonte: Gazeta das Caldas