Secretária e máquina de escrever de Fernando Pessoa vão a leilão

342

A secretária e a máquina de escrever que Fernando Pessoa utilizou no seu local de trabalho vão a leilão na próxima semana, em Lisboa, anunciou hoje a leiloeira World Legend.
O valor de licitação da secretária em mogno, com tampo de esteira, quatro gavetas de cada um dos lados, o interior forrado a pele verde e com diversos compartimentos, oscila entre os 10 mil e os 20 mil euros, enquanto o da máquina de escrever, da marca Royal, está entre os 3 mil e os 5 mil, segundo nota da leiloeira.
As duas peças foram utilizadas por Fernando Pessoa quando trabalhou na Sociedade Portuguesa de Explosivos, situada no Largo do Corpo Santo, n.º28, na esquina com a Rua do Arsenal, em Lisboa, mas não fizeram parte do seu espólio.
Tanto a secretária como a máquina de escrever integraram a exposição dos 120 anos da morte de Fernando Pessoa, em 2008, organizada pela empresa de advogados ABBC e pela editora Assírio & Alvim.
No leilão, que acontecerá na próxima terça-feira, a partir das 21h30, irão também à praça outros lotes, nomeadamente uma aguarela de Maria Adelaide Lima Cruz representando o Interior com Figuras do Célebre e Icónico Café Martinho da Arcada.

Fonte: SOL

Siga-nos