Prémios SOS Azulejo 2011

PRÉMIOS:

– Prémio “Investigação – História de Arte” – Cláudia Emanuel dos Santos; – Tese de Mestrado intitulada “Artes decorativas nas fachadas da arquitetura bairradina. Azulejos e fingidos (1850-1950).”

– Prémio “Estudo e Divulgação” – C. M. Aveiro/Museu Municipal de Aveiro – Catálogo da Exposição Itinerante ‘A Arte Nova nos Azulejos em Portugal – Coleção Feliciano David e Graciete Rodrigues’

– Prémio “Abordagem Global do Património Azulejar” – C. M. Montijo – Conjunto de suportes de divulgação testemunhos de uma profunda e ampla abordagem do património azulejar neste Município.

– Prémio “Obra Artística” – Catarina e Rita de Almada Negreiros – Atelier de Sta. Catarina – Intervenção arquitetónica e plástica em azulejo, no novo átrio da Estação Fluvial Sul Sueste, no Terreiro do Paço, Lisboa, intitulada ‘Cota Zero’;

• MENÇÕES HONROSAS:

– Menção Honrosa ‘Divulgação’ – Marie-Line Darcy e ‘Associação Renovar a Mouraria’- Artigo de imprensa intitulado “Mouraria desenhada a azulejo”.

– Menção Honrosa ‘Divulgação’ – Liga dos Amigos de Setúbal/Azeitão – Duas importantes publicações ilustradas sobre o levantamento do património azulejar desta região;

– Menção Honrosa ‘Intervenção e Restauro’ – Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça – Estudo e intervenção / recolocação de painel de azulejos intitulado “Cenas agrícolas da Quinta dos Patudos” conforme plano e edifício originais.

• PRÉMIOS EXTRA CONCURSO:

– Prémio “Dedicação ao Azulejo” – Feliciano David

– Prémio “Investigação” – Isabel Almasqué e António Barros Veloso