Cambodja reclama estátuas expostas no Metropolitam Museum

O Governo do Cambodja afirmou que as estátuas patentes no Metropolitam Museum of Art, em Nova Iorque, foram furtadas há décadas e devem regressar ao país.
As estátuas em arenito intitulam-se “Supliciadores de joelhos”, e são datadas do século X, encontrando-se expostas há cerca de 20 anos na secção “Coleção Sudeste Asiático” do museu.
O jornal New York Times, citado pela AP, dá conta de um despacho da agência noticiosa cambojana segundo o qual as estátuas terão sido retiradaa de um templo na floresta na década de 1970, assim como outras peças saqueadas do país durante a guerra civil.
As estátuas constituíram uma doação ao museu, tendo a primeira peça chegado em 1987. Os responsáveis do museu afirmaram desconhecer onde os doadores obtiveram aquelas obras de arte.
Arqueologistas citados pela agência noticiosa AP afirmaram que as estátuas pertencem ao Templo Prasat Chen, no Cambodja, há cerca de mil anos.

Fonte: RTP