Espaço portuense destacado pelo Lonely Planet encerrado

538

Instalado no piso inferior do Museu Romântico, e descrito pelo guia turístico Lonely Planet, dedicado a Portugal, como “o maravilhoso Solar do Vinho do Porto”,  dono de um jardim “com vistas pitorescas do Douro” e onde “há centenas de portos disponíveis bem como aperitivos, para se refrescarem, como um portôncio (vinho do Porto branco com água tónica)”, encontra-se encerrado desde o passado mês de Janeiro.
O edifício pertence à Câmara do Porto, mas a gestão do solar cabe ao Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), que confirma o encerramento do espaço, por questões económicas. “O Solar do Vinho do Porto, no Porto, tem vindo a apresentar, ao longo dos anos, uma situação deficitária enorme e condições estruturais debilitadas que deveriam já ter obrigado a equacionar a sua viabilidade”, explica, em resposta escrita enviada ao PÚBLICO, a assessoria de imprensa do instituto.
Segundo a mesma fonte, no ano passado, o défice de exploração do espaço foi de 44 mil euros, o que, associado à falta de pessoal e falta de condições do Solar do Vinho do Porto no Porto (SVP-Porto) – existem solares congéneres na Régua e em Lisboa – tornaram inevitável a decisão de “encerrar temporariamente” este espaço, por “absoluta falta de condições”.
(…)
“O Grande Porto tem muitos estabelecimentos que cumprem bem a função de apresentar e divulgar o vinho do Porto, a começar pelas caves do vinho do Porto, situadas em Vila Nova de Gaia, anualmente visitadas por mais de 800 mil turistas”, segundo o IVDP.

Fonte: Público

Siga-nos