Encontros da Imagem: juventude é tema central

A juventude é o tema central da 25.ª edição dos Encontros da Imagem que, em 2012, realizam a “maior exposição de sempre”, conferências e o “já tradicional” prémio de fotografia Emergentes DST.

Apresentado hoje em conferência de imprensa, os Encontros da Imagem (EI) 2012, em Braga, de 14 de setembro até 28 de outubro, têm como lema a questão “What Future?”.

Os momentos altos do evento, que já se tornaram “uma marca cultural da cidade”, serão a exposição “central”, Facing Youth, e a atribuição do prémio Emergentes DST, ao qual concorreram em 2012 cerca de 400 fotógrafos de “dezenas de países”.

No ano em que Braga é Capital Europeia da Juventude, os Encontros associam-se ao evento, colocando a juventude como “tema central”.

“Queremos contribuir com uma reflexão em torno da juventude, não com o objetivo de equacionar o futuro dos jovens, mas sim traçar um amplo quadro global sobre os comportamentos mais comuns dos jovens”, explicou o organizador Rui Prata.

Segundo este responsável, “em ano de bodas de prata, será o maior evento de todos, com mais exposições e mais espaços ocupados”, desde o Mosteiro de Tibães, à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, ao Espaço Cultura Pedro Remy, à Velha-a-Branca, livrarias, entre outros locais.(…)

Agência Lusa