Coleção Visitável Museológica de Rádio e de Televisão

V isitas guiadas

1º e 2º Ciclo
Promover e incentivar os meios de expressão e de comunicação verbais, a capacidade de memória e a criatividade, são os principais objetivos das atividades propostas.
Atividade à Descoberta
– Atividade Vamos Falar de uma Peça
– Atividade Visitas Técnicas de Comunicação
– Atividade para o 2º Ciclo, que apela à escrita, à leitura e criatividade dos alunos, que são convidados a preparar um pequeno programa, que será apresentado e gravado no Estúdio de Rádio ou no Estúdio de Televisão.
Máximo de participantes por visita / atividade: 25
Duração total da visita: 1 hora

3º Ciclo e Secundário
A história da radiodifusão em Portugal e a história da Emissora Nacional, da RDP e da RTP, são o mote para estes alunos. As atividades preparadas apelam à aplica-ção dos mecanismos de compreensão e expressão oral e escrita, bem como das técnicas e modelos de comuni-cação / escrita.
Atividade Estúdio de Rádio
Neste espaço, os alunos ficam a conhecer os equipa-mentos utilizados numa emissão de rádio e, no final, fazem a simulação de um programa de rádio, previamen-te escolhido e preparado: uma entrevista; uma peça de teatro radiofónico (para o qual o museu disponibilizará algumas peças utilizadas, no passado para criar os efei-tos sonoros) , ou outro sugerido pelos alunos ou docen-tes.
– Atividade Estúdio da Televisão
Máximo de participantes por visita / atividade: 25