Museu do Douro comemora época festiva das Vindimas

Exposição de Fotografia «O Douro» de Georges Dussaud»

7 Setembro – 7 Outubro | Museu Diocesano de Lamego

Organizada pelo Museu do Douro em parceria com a Liga dos Amigos Douro Património Mundial, no âmbito do 10º aniversário da classificação do Douro pela UNESCO, a exposição reúne 63 fotografias a preto e branco, da autoria do fotógrafo francês Georges Dussaud.

Exposição «Viagem ao Douro por Joaquim Lopes – os painéis da Casa do Douro»

7 – 30 Setembro | Teatro Ribeiro Conceição, Lamego

Exposição estruturada em torno dos painéis decorativos da Casa do Douro que constituem uma viagem pelo rio Douro e o ciclo do vinho do Porto, desde o douro vinhateiro até aos entrepostos de Porto e Gaia. Esta viagem foi proposta por Joaquim Lopes para o pavilhão da CD na I Exposição Colonial Portuguesa, de 1934.

Exposição de Armanda Passos «Obra Gráfica»

22 Setembro – 31 Dezembro | Sala de exposições temporárias – Museu do Douro; Peso da Régua

Exposição organizada em 2011 no âmbito do centenário da Universidade do Porto, onde se reuniu a totalidade da obra de impressão gráfica sobre papel realizada por Armanda Passos desde os tempos de estudante na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), até à década de 90. Esta mostra foi já apresentada no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu Municipal João de Castilho, em Tomar.

VI Bienal Internacional de Gravura do Douro – Exposição/Homenagem a David de Almeida

Até 30 Setembro | Galeria Ramos Pinto – Museu do Douro, Peso da Régua

Em parceria com a Bienal da Gravura do Douro, o Museu do Douro promove no seu espaço uma exposição de homenagem ao artista conceituado David de Almeida. Esta exposição com cerca de 30 peças deste mestre da arte contemporânea apresenta uma linguagem depurada e simples, evocativa da pureza e contemplação das formas e materiais.

Exposição de Desenhos de Álvaro Siza «Esquissos do Douro» – Desenha´12

6 Outubro – 4 Novembro | Galeria Ramos Pinto – Museu do Douro, Peso da Régua

Esta mostra insere-se na Trienal Movimento Desenho 2012 e conta com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a qual cede os esquissos sobre o Douro do conceituado Arq. Álvaro Siza Vieira.

Exposição «Dona Antónia, uma vida singular»

Até 14 Outubro | Museu do Douro, Peso da Régua

D. Antónia Adelaide Ferreira é ainda hoje um símbolo da iniciativa, da perseverança e da luta individual em defesa de um bem coletivo, o Douro e a Região Vinhateira.  O amor que tão devotamente dedicou à terra manifesta-se em toda a sua obra, que perdura até aos nossos dias

Exposição «Imagens do vinho do Porto: Rótulos e Cartazes»

Até 26 Outubro | Reitoria da Universidade do Porto

Numa época em que o marketing e a comunicação reforçam a sua importância na consolidação de complexas estratégias institucionais, empresariais ou sociais, o Museu do Douro aproveita a sua relação particular com o sector empresarial dos vinhos do Douro e Porto para, através de uma revisitação de diversos rótulos de vinho do Porto, difundir múltiplas formas e conteúdos criativos produzidos.

Exposição Permanente «Memória da Terra do Vinho»

Área de Exposições (Antigo Armazém 43) | Museu do Douro, Peso da Régua

A poucos metros, do edifício sede do Museu do Douro, encontra-se outro lugar de «Memória da Terra do Vinho», que dá nome à exposição permanente do Museu do Douro e que está instalada no Armazém 43, antigo armazém da Quinta da Ameixoeira, antiga propriedade de D. Antónia Adelaide Ferreira, na cidade de Peso da Régua.