Berlim prepara construção de novo museu

A Fundação de museus estatais apresentou uma proposta para a cidade criar um museu de 130 milhões de euros para albergar a coleção diretamente responsável pela grande afluência de público à Nova Galeria Nacional do Fórum Cultural, no centro de Berlim. A coleção de arte pertence aos colecionadores Ulla e Heiner Pietzsch e inclui peças de Max Ernst, André Breton ou Joan Miró, estando avaliada em 150 milhões de euros.
A recomendação da fundação marca provavelmente o fim de uma disputa sobre o plano inicial de deslocar uma das mais importantes coleções de arte berlinense, que reúne obras de inestimável valor dos Grandes Mestres, para outro sítio. O novo plano significa que as obras de pintores como Rembrandt, Caravaggio, Duerer e Cranach podem permanecer no “The National Museums’ Gemäldegalerie” em vez de serem deslocalizadas para a ilha de museus, classificada pela UNESCO.
Esse cenário criou uma polémica de contornos internacionais no último ano, com duas petições contra a mudança de instalações da coleção a congregar dezenas de milhares de assinaturas e com vários protestos formais por parte de reconhecidos historiadores de arte.
Os historiadores argumentavam que as obras de arte teriam de ficar armazenadas e fora da vista do público durante anos, enquanto durasse a mudança.
(…)

Fonte: Açoriano Orienta