Museu Nacional de Arte Antiga adquire medalhão do século XVI

Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) anunciou , em comunicado, a aquisição por 43 mil euros, de um medalhão do século XVI, que vai para a coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

O medalhão, «com o retrato de Diogo Paiva de Andrade, um dos mais importantes teólogos portugueses, contemporâneo de D. Sebastião, fez parte do túmulo deste religioso renascentista, na capela de São Nicolau Tolentino, da Igreja do Convento da Graça de Lisboa, e passou para a coleção do Marquês de Pombal, após o terramoto de 1755», esclarece o comunicado da DGPC.

O medalhão tinha sido levado à praça na Christie´s, em 1997, por um herdeiro do marquês que foi ministro do rei D. José, e voltou a leilão, à Sotheby´s, em julho passado, através do mediador Rainer Zietz.