Câmara de Aljezur reforça apoio à Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico

A Câmara Municipal de Aljezur anunciou a aprovação de apoio financeiro a dois projetos candidatados pela Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico (ADPHA).

O Estudo e Musealização do Espólio Arqueológico Dr.º José Manuel Duarte, projeto que, para além da preparação de todo o espólio deste ilustre aljezurense, contempla a abertura de uma sala no museu municipal, a ser inaugurada ainda durante este ano, terá um reforço de 2000 euros, totalizando assim um apoio global de 4000 euros.

Para o projeto de continuação da intervenção arqueológica no sítio da Barrada em Aljezur/Silos Islâmicos, a câmara destinou mais 5000 euros, para um apoio total de 10000 euros.

No presente ano/campanha, serão concluídas as escavações de todas as estruturas do Ipogeu I e II deste importante arqueossítio, que apresenta uma complexidade enorme.

A equipa liderada por Silvina Sivério, que conta ainda com Cláudia Santos e o arqueólogo Joel Rodrigues, iniciará os trabalhos durante o mês de setembro, com a duração prevista de quatro semanas.

Estes apoios são “muito importantes para o desenvolvimento do trabalho que a associação vem desenvolvendo em prol da defesa do património de Aljezur, numa estreita parceria com a autarquia, e uma resposta cabal por parte da câmara que não descura esta vertente”, realça a autarquia.

Fonte: Região Sul