Filha de Picasso vai doar trabalhos ao museu de Paris

Maya Widmaier Picasso prometeu doar uma das obras de Picasso e um caderno de esboços ao renovado museu dedicado à carreira do pintor. A reabertura do Museu Picasso, no distrito de Marais, acontecerá a 25 de outubro quando se celebra o 133º aniversário do artista, nascido em Espanha. É nesta altura, que a filha mais velha de Pablo Picasso conta entregar a doação.

Widmaier Picasso, 78 anos, aparece em muitos dos trabalhos do seu progenitor, onde se destaca o retrato a óleo “Maya e a sua Boneca”, datado de 1938. Através do seu advogado anunciou que a pintura feita em 1908, durante o período cubista de Picasso, que mostra a cara de uma mulher, será uma das obras doadas. Já o caderno de desenho contém 38 estudos de retratos nus, feitos em abril de 1960.

Cerca de 5000 trabalhos da autoria de Picasso já se encontram sob a posse do museu, incluindo 300 quadros e um número semelhante de esculturas. A renovação do museu demorou cerca de cinco anos, marcados por controvérsia e crise, segundo o jornal britânico The Guardian, tendo havido inúmeras datas estipuladas para a sua reabertura oficial; o orçamento do projeto esgotou a meio, a equipa efetuou queixas e a ministra da Cultura, Aurélie Filippetti, despediu o diretor encarregado pelo projeto. O museu que vê agora melhorada a acessibilidade, a capacidade de visitantes subirá de 380 para 650, aumentando a expetativa de visitantes por ano numa estimativa de 850 mil por ano.

Fonte: DN

Artigo completo