Ourém requalifica capela ligada à história da Batalha de Aljubarrota

A Câmara de Ourém está a requalificar a capela de São Sebastião, junto à qual, em 1385, acamparam as tropas lideradas por Nuno Álvares Pereira antes da Batalha de Aljubarrota.

“A requalificação está em curso e a primeira fase passou pela consolidação de algumas paredes do edifício que ameaçavam ruir, dada a sua antiguidade e o estado de abandono em que esteve durante décadas”, disse à agência Lusa a directora do Museu Municipal de Ourém, Ana Saraiva.

Adiantando que o que preocupava a autarquia era a necessidade de “estancar a degradação”, Ana Saraiva explicou que se segue uma segunda fase que integrou uma campanha de escavações arqueológicas dentro da capela e no adro, concluída na semana passada, e na qual participaram 20 voluntários.

“Nesta primeira campanha, foi descoberto um enterramento humano no interior da capela de São Sebastião, que será objecto de estudo por uma antropóloga física”, informou a responsável, considerando que “este enterramento, num contexto funerário, era expectável, mas carece de um estudo mais aprofundado”.

Segundo Ana Saraiva, “foram descobertas na área mais ossadas que foram recolhidas e vão ser estudadas”, referindo que as suas conclusões serão tornadas públicas. “As investigações vão prosseguir, e paralelamente, vai ser feita a programação museológica do edifício e da sua envolvente”, adiantou a antropóloga, esclarecendo que vão ser delineados os conteúdos, os suportes interpretativos, a iluminação e a comunicação, numa identidade comum à dos núcleos do Museu Municipal que se encontram em funcionamento – a Casa do Administrador e a Galeria Municipal, no Castelo de Ourém.

Fonte: Público

Artigo completo