Município de Pinhel tem novo Museu

No dia em que celebrou mais um aniversário, a Cidade de Pinhel abriu as portas da nova Casa da Cultura e inaugurou o Museu José Manuel Soares.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier, que felicitou o Município de Pinhel pelo caminho que tem vindo a seguir, certo de que “este novo espaço irá contribuir para projetar culturalmente o concelho de Pinhel e atrair novos visitantes”.

(…)

Para Rui Ventura, a criação da Casa da Cultura permite concretizar dois desejos: por um lado, “o desejo do pintor e da sua esposa, de saber que a sua obra terá, de agora em diante, os cuidados de preservação que merece e a exposição que contribuirá para a sua divulgação e para um maior conhecimento do mestre e da sua obra, nomeadamente por parte dos públicos escolares, um dos públicos-alvo desta infraestrutura”. Por outro lado, “o desejo do Município de Pinhel no sentido de prosseguir uma estratégia municipal de valorização da cultura, em geral, e dos patrimónios em particular”.

O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel concluiu a sua intervenção dizendo que este momento ficará gravado na sua memória e, certamente, na memória dos pinhelenses… por ser “um projeto concretizado, um sonho tornado realidade…”.

Sobre o Museu José Manuel Soares, instalada no edifício do antigo Paço Episcopal (edifício do século XVIII), a Casa da Cultura albergará, de futuro, a Biblioteca e o Museu municipais.

Nesta primeira fase, abre ao público o Museu José Manuel Soares, espaço que ocupa o primeiro piso e acolhe uma parte significativa da obra deste pintor natural do concelho de Odemira.

Nas primeiras salas, dá-se a conhecer a Vida e a Obra do mestre, com informações acerca do seu percurso de vida e também das exposições em que participou, informações acompanhadas de objetos pessoais e até de alguns trabalhos que ficaram por concluir.

Mais adiante, mostra-se a obra, dividida em três partes distintas: primeiro, a Ilustração, depois a História de Portugal e, finalmente, as Paisagens e os Monumentos.

Fonte: Local.pt