Turismo em torno do 11 de Setembro atrai multidões nos EUA

11_9

Treze anos após os atentados de 11 de Setembro, o memorial, o museu e o centro de tributo dedicados às vítimas atraem milhões de visitantes a Nova Iorque.

Inaugurado há três meses, o 9/1 Memorial Museum já recebeu 700 mil visitantes de 131 países; o 9/11 Memorial, inaugurado três anos atrás, recebeu cerca de 15 milhões de pessoas.

O museu conta a história do World Trade Center, de construção à destruição até à reconstrução. Os objetos expostos incluem vigas das torres, a Escada dos Sobreviventes (usada por centenas para escapar), um carro de bombeiros danificado e sapatos usados por um fotojornalista que se feriu no dia. É, ainda, possível ouvir gravações de mensagens telefónicas de pessoas que ficaram presas nas torres, bem como fotografias de pessoas que saltaram dos edifícios em chamas. O impacto emocional da visita constitui um alerta a todos os visitantes.

Um arqitecto português integrou a equipa responsável pelo Museu.

Para mais informações