António Lamas e o modelo de gestão de Belém

antonio_lamas

António Ressano Garcia Lamas, que preside atualmente à Parques de Sintra, Monte da Lua SA, é o nome que irá suceder a Vasco Graça Moura, que faleceu em abril passado tendo deixado o lugar em aberto até ao fim do mandato da atual administração.

A experiência na gestão da Parques de Sintra será precisamente a principal justificação para a nomeação de António Lamas, caso vá por diante o projeto estratégico de gerir o património cultural e monumental de Belém à semelhança do que foi feito em Sintra com a empresa Monte da Lua.

O próprio António Lamas defendeu publicamente essa ideia em artigo publicado no diário “Público” no passado mês de outubro, sugerindo um modelo semelhante ao do Monte da Lua para a gestão dos Jerónimos, Museu dos Coches, Torre de Belém, Palácio da Ajuda, Padrão dos Descobrimentos e, claro, o CCB. Desse projeto, que liderou desde 2006, fazem parte o Palácio de Sintra, Castelo dos Mouros, Palácio da Pena, Palácio de Queluz e Conventos dos Capuchos´, entre outros.

António Lamas foi distinguido em 10 de Junho passado com a comenda de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique por parte do Presidente da República. Formado em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, foi também presidente do IPPC e da JAE.

Fonte: Expresso