Casa de Aristides Sousa Mendes recuperada

aristides

A antiga casa de família de Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, a 30 quilómetros de Viseu, já não está em risco de ruir. A primeira fase das obras de recuperação da futura casa-museu está prestes a ser concluída e consistiu na “reconstrução do exterior e estabilização das paredes interiores da Casa do Passal”, explicou ao Observador a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

A casa de três pisos onde viveu o diplomata que salvou milhares de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial esteve vários anos em avançado estado de degradação. Cerca de 400 mil euros de investimento depois (85% provenientes de financiamento comunitário e 15% de contrapartida nacional por parte da DRCC), já se pode ver o telhado e a fachada reconstruídos.

Fonte: Observador

Artigo completo