“Renoir sucks”…Grupo de manifestantes exige retirada de quadros do museu

1803

renoir_sucks

 

Na segunda-feira, um movimento nascido no Instagram contestou a qualidade das obras do pintor francês, num protesto à porta do Museu de Belas-Artes de Boston (EUA), que exigia que os quadros do artista sejam retirados da exposição permanente.

O grupo de manifestantes envergava cartazes com dizeres como “ReNOir”, “Deitem-no abaixo! O Renoir não presta” e “Deus Odeia Renoir”. Ao jornal britânico The Guardian, Max Geller, o organizador do movimento apelidado “Renoir Sucks”, explicou que “na vida real, as árvores são bonitas. Nos quadros de Renoir, as árvores são apenas uma colecção de rabiscos verdes”, questionando mesmo “porque é que tantas pessoas o consideram um bom pintor? Já olharam para os quadros dele?”.

(…)

A conta do Instagram, chamada “Renoir Sucks at Painting”, conta já com 4371 seguidores e 209 publicações, que mostram inúmeros close up de quadros do pintor com críticas nos comentários, bem como fotografias de membros do movimento de protesto fazendo caretas à frente de algumas obras.

(…)

Para Sebastian Smee, crítico de arte do jornal norte-americano Boston Globe, o protesto foi “bastante engraçado” mas não passou de um “choro por atenção coordenado”. Apesar de reconhecer que alguns quadros do pintor são “péssimos”, defende que Renoir “foi um dos artistas mais dotados da sua geração”. Destaca, ainda, a obra Bal à Bougival, lembrando que é uma das mais amadas de Boston e considerando-a “cheia de vida e cor e enamoramento, um quadro tão arrojado e amante da vida que qualquer pessoa se deixa seduzir sem sequer pensar”.

Fonte: Público

Artigo completo

Siga-nos