Apoio a Congressos nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas | Fundação Calouste Gulbenkian

oportunidade

A Fundação Calouste Gulbenkian (Fundação), através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas (PGLCP) vai conceder, mediante concurso, apoio à organização de reuniões científicas no âmbito da Língua e da Cultura Portuguesas, organizadas por entidades portuguesas ou estrangeiras.

São consideradas propostas que visem o desenvolvimento dos estudos no campo das Humanidades e que apresentem abordagens inovadoras sobre temas de manifesta importância para a consolidação, progresso e difusão do conhecimento nos domínios estabelecidos no presente regulamento. As iniciativas devem patentear um caráter paradigmático suscetível de contribuir como modelo de excelência no respetivo domínio de intervenção das respetivas áreas de estudo. O apoio da Fundação é atribuído a título de comparticipação nos encargos com a organização das iniciativas ou com a publicação das respetivas atas. Excluem-se, por conseguinte, iniciativas que visem a obtenção de financiamento integral.
São considerados os seguintes domínios de estudo: a) Na área da Língua, iniciativas no campo da Linguística, Filologia e didática do Português; b) Na área da Cultura, iniciativas no campo das Humanidades, nomeadamente, História, Estudos Artísticos, Literatura, Filosofia e Estudos Culturais.

Para mais informações