Museu Nacional Ferroviário lança desafio: “Vamos transportar o Drewry”

drewry

O Museu Nacional Ferroviário inicia uma campanha de recolha de fundos com o objetivo de reunir 5 000,00€ para transportar o último exemplar dos locotratores Drewry, de Guifões, no norte do País, para o Museu, no Entroncamento.
A peça faz parte da primeira série de veículos equipada com motor diesel a chegar a Portugal, em 1948. Estas unidades foram compradas junto com outro tipo de material circulante, no âmbito do plano de reequipamento do Estado português, com o propósito de substituir a frota de material circulante a vapor, cuja circulação se encontrava reduzida, devido à escassez de carvão. Os locotratores Drewry possuíam um motor diesel Gardner com uma potência de 200CV e dispunham de três rodados conjugados por bielas.
Estavam equipados com freio de vácuo, a velocidade máxima era de 41,5 km/h e a potência nominal, nas rodas, era de 150 CV. Destinados à realização de manobras, começaram por prestar serviço no Barreiro e em Campolide. Os últimos anos de vida desta série de seis locotratores (1001-1006) foram passados em Campanhã.
O projeto “Vamos transportar o Drewry” tem por objetivo reunir a verba necessária para transportar o último exemplar dos Locotratores Drewry de Guifões, no norte de Portugal, para o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. Após a sua chegada, o Drewry será objeto de restauro e integrado na exposição permanente do Museu, onde pode ser visitado por todos os que queiram conhecer mais este marco da história dos caminhos de ferro em Portugal.
A campanha iniciou-se em 27 de abril e decorre até 24 de junho deste ano.

Fonte: Entroncamento Online