Museu Rural de Estremoz vai mudar de casa

museu_rural_estremoz

O Museu Rural de Estremoz, cujo acervo inclui património de arte popular, vai mudar de casa e ser reinstalado no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, segundo o presidente do município, Luís Mourinha.

O autarca adiantou à agência Lusa que o museu, propriedade da Casa do Povo de Santa Maria, já está encerrado, depois de ter estado alojado, durante alguns anos, em instalações cedidas pelo município, no Centro Cultural e Associativo Dr. José Lourenço Marques Crespo.

Segundo Luís Mourinha, a mudança deste espaço museológico para outro edifício da Câmara de Estremoz, do distrito de Évora, que está também vocacionado para a atividade cultural, fica a dever-se ao facto de a autarquia “necessitar daquelas instalações para os documentos do Arquivo Municipal”.

“O museu vai ficar instalado num edifício situado no centro da cidade, que vai ter um hotel em frente, e que permitirá receber um maior número de visitantes”, salientou.

O Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte foi adquirido e recuperado pelo município, tendo a obra de reabilitação sido inaugurada em 2013, passando a ser um espaço utilizado pela autarquia para exposições e outras atividades culturais.

O acervo do museu, aberto em 1951, é constituído por património de arte popular, englobando peças que retratam a vida rural, principalmente entre 1940 e 1960.

O espaço museológico esteve instalado, desde a sua inauguração, até julho de 2004, num edifício situado no Rossio Marquês de Pombal, no centro da cidade, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Estremoz, instituição que pretendeu reaver as instalações.

O museu reabriu, em maio de 2007, no Centro Cultural, quase três anos depois de ter encerrado.

Fonte: Diário Digital

Artigo completo