Presidente do Louvre faz balanço do ano do Museu mais visitado do mundo

Paris, Louvre

O clima de insegurança que se fez sentir em França nos últimos meses tem já inequívocos reflexos no Museu do Louvre. Segundo Jean-Luc Martinez, Presidente do Louvre, o Museu deverá perder registar, no final deste ano (2016), um decréscimo na ordem dos 2 milhões de visitantes. Em entrevista ao Globo, Jean-Luc Martinez considera que estes é um dos efeitos colaterais dos recentes atentados e a constante ameaça terrorista em França. Segundo os dados apurados pelo Museu, o número de norte-americanos (a nacionalidade estrangeira que lidera as visitas internacionais do Louvre), registou uma queda na ordem dos 28%-30%.

Segundo Jean-Luc Martinez, esta é uma situação em tudo semelhante ao que aconteceu após os atentados do 11 de Setembro. Neste contexto, o Museu tem investido na promoção além-fronteiras, nomeadamente através da organização de exposições, como por exemplo, Hubert-Robert, em Washington; Valentin de Boulogne, em Nova York, e Edme Bouchardon, em Los Angeles. No mesmo sentido, irá ser inaugurada, no Japão, em 2018, uma exposição sobre o tema do retrato.

Em funções desde Abril de 2013, Jean-Luc Martinez viu concretizarem-se, ao longo deste ano, alguns projectos particularmente relevantes. Em Julho passado, foi inaugurada uma das maiores intervenções ocorridas no Museu desde a construção da pirâmide de vidro e metal projectada em 1989. As obras, no montante de 53 milhões de euros, modernizaram toda a área de recepção do Museu, sob a pirâmide, e conferiram maior visibilidade ao Pavillon de L’Horloge. Enquanto isso a extensão do Louvre em Abu Dhabi, um projecto da autoria do arquitecto francês Jean Nouvel construído sobre uma ilha natural, avança a bom ritmo, estando prevista a sua inauguração no início do próximo ano. Em Paris, estão a ser preparadas três exposições que se prevêem de grande sucesso: Vermeer, em 2017; Delacroix, em 2018, e Leonardo da Vinci, em 2019.

Fonte: O Globo

Artigo completo (+)