Museu Nacional Soares dos Reis com novidades até ao final do ano

180px-Amadeo_de_Souza-Cardoso_1

No passado dia 31 de outubro, foi inaugurada no Museu Nacional Soares dos Reis uma das mais aguardadas exposições do ano, sobre o pintor Amadeo de Souza Cardoso. Segundo Maria João Vasconcelos, directora do Museu, trata-se do “reconhecimento de uma estrutura que consegue ultrapassar as suas limitações reais quando se empenha num projeto”.

Na mesma cerimónia, a diretora-geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva, assegurou que a candidatura a fundos comunitários para a modernização do museu já foi reapresentada, no âmbito do Norte 2020, depois de ter sido rejeitada uma primeira vez “por não cumprir todos os requisitos necessários”, como referiu, em agosto, a Direção Geral do Património Cultural.

Paula Araújo da Silva anunciou também que ainda este ano o Museu Nacional de Soares dos Reis vai passar a integrar o bilhete conjunto da Torre dos Clérigos, do Museu da Misericórdia do Porto e do Palácio da Bolsa.

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, por seu lado, frisou que a candidatura aos fundos comunitários é “muito importante para uma revitalização deste museu que é um museu que tem um acervo extraordinário, que tem uma obra arquitetónica de reestruturação do arquiteto Távora” e que há agora que “lançar, relançar, dar uma nova dinâmica”.

(…)

Fonte: Observador