Museu da Imprensa lança biografia multimédia sobre Manuel António Pina

manuel_antonio_pina

O Museu Nacional da Imprensa lançou, esta sexta-feira, uma biografia multimédia sobre o jornalista Manuel António Pina. O site é uma “viagem à vida e obra” do também poeta, afirma o director do museu, Luís Umberto Marcos.

A ligação do jornalista ao Museu da Imprensa e a extensa obra de poesia que deixou motivaram o director, e criador da biografia, a dedicar uma homenagem ao poeta.

A iniciativa culminou numa “forma diferente de ver a luminosidade das palavras” do jornalista e pretende “estimular o gosto pela literatura, em especial pela poesia”, acrescenta Luís Umberto Marcos.

A biografia inclui ainda dados desconhecidos sobre a vida o autor, informação acerca do dia-a-dia do jornalista, testemunhos de colegas e conhecidos e vídeos e fotografias de acesso livre. O site inclui também uma secção informativa sobre as obras do poeta existentes para venda.

Manuel António Pina, primeiro jornalista a receber o Prémio Camões, foi júri do concurso “Textos de Amor”, de 2001 a 2009. O poeta morreu a 19 de Outubro de 2012, no Porto.

Fonte: Renascença