Pacheco Pereira lança site baseado no seu arquivo pessoal

ephemera

O politólogo Pacheco Pereira lançou o site Ephemera, um complemento do blogue com o mesmo nome, que pretende ajudar a difundir “o arquivo privado mais público de Portugal”. Na nova plataforma, aparece uma história do arquivo, as suas raízes na biblioteca da família Pacheco Pereira, uma descrição dos principais fundos e colecções, eventos, trabalhos de investigação, exposições e publicações.

A criação do novo site é, segundo Pacheco Pereira, mais uma etapa para alcançar o objectivo final: “constituir uma Associação Cultural Ephemera, com o objectivo de explorar os fundos existentes e as oportunidades de investigação, publicações e exposições, com um enquadramento institucional de uma associação sem fins lucrativos”. ” O passo seguinte, dependendo das mudanças na lei das Fundações, de modo a adapta-la a pequena e médias Fundações e não só às grandes, ao modelo do que já existe noutros países, é constituir uma Fundação e tornar público o património do arquivo/biblioteca”, explicou o antigo deputado do PSD.

O arquivo de Pacheco Pereira tem 5 quilómetros e inclui detalhes sobre a vida do País e dos seus protagonistas nos últimos 50 anos – todos guardados na casa do político na Marmeleira.

Ephemera (+)