Descoberto desenho escondido de Rembrandt com 250 anos

619

The Braunschweig terrier_rembrandt

Um desenho a carvão da coleção do museu Herzog Anton Ulrich, na Alemanha, encontrava-se atribuído ao pintor errado desde 1770, Agora, e passados quase 250 anos, foi descoberta a sua verdadeira identidade: pertence ao mestre e pintor holandês Rembrandt van Rijn, conta a CNN. O desenho de um cão, intitulado “The Braunschweig terrier”, estava anunciado como se fosse do pintor alemão Johann Melchior Roos há décadas e manteve-se sempre em exposição sem que ninguém desse conta do erro.

O alerta para o engano só foi dado há cerca de dois anos, por Thomas Doring, coordenador do museu para desenhos e gravuras, quando fazia o levantamento de todos os desenhos e pinturas daquele museu para arquivo digital, altura em que se apercebeu que alguma coisa não batia certo.

Segundo a CNN, vários especialistas consideram que o cão retratado na obra “The Braunschweig terrier” tem muitas semelhanças com o que se encontra do lado inferior direito de outra pintura do autor, a “The Night Watch” – Vigília da Noite -, de 1642.

Famoso pelas suas gravuras distintas de grande qualidade e por retratar nas suas pinturas temas como a bíblia, fazer autorretratos e retratos de grupos, Rembrandt van Rijn nasceu no século XVII, em 1606, e morreu passados 63 anos, em 1669.

Fonte: Observador

 

Siga-nos