Escavações na Igreja de TravancaTravanca dão a conhecer sepulturas medievais

590

 

Escavações arqueológicas efetuadas na Igreja de Travanca, Feira, deram a conhecer 380 sepulturas, algumas das quais provenientes da Idade média, com cerca de mil anos.

Há cerca de um ano, antes de se iniciarem as obras de requalificação profunda desta igreja, foi necessário fazer sondagens para avaliar o potencial do local a nível arqueológico e o seu possível impacto na obra. As sondagens acabariam por revelar vários vestígios (sepultamentos) no interior da nave e adro da igreja.

A nave foi toda escavada, assim como o altar-mor e o adro sul. “Foram descobertas e escavadas cerca de 380 sepulturas, mas nem todas estão intactas”, anunciou Carlos Ferreira, arqueólogo da empresa de arqueologia “AFA” que, juntamente com Linda Melo, antropóloga, e João Abrantes, arqueólogo, estuda o local.

A grande maioria das sepulturas é contemporânea, tendo as mais antigas cerca de 100 anos. Há vestígios que apontam para a existência de pessoas de várias idades, desde bebés, crianças, adultos e idosos. Juntamente com o que resta dos corpos foram encontrados alguns objetos como botões, rosários e terços.

Existem, ainda, vestígios de um edifício anterior à igreja atual e sepulturas mais antigas, antropomórficas (com forma humana), ladeadas por pedra, medievais, que poderão ter cerca de mil anos e que foram sendo substituídas e destruídas por enterramentos mais recentes.

(…)

Fonte: JN

Artigo completo (+)

Siga-nos