Escultura de arcanjo derrubada por turista regressa ao Museu

675

mnarteantiga

A escultura do Arcanjo São Miguel, derrubada por um visitante no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, em novembro do ano passado, vai voltar a ser exibida ao público a 20 de maio, revelou hoje fonte da instituição.

Contactada pela agência Lusa sobre a escultura, fonte do gabinete de comunicação do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) indicou que, “após a realização de exames técnicos, a escultura começou na quinta-feira a ser restaurada por especialistas do museu”.

De acordo com a mesma fonte, os exames técnicos foram realizados no Laboratório José de Figueiredo, e “o diagnóstico técnico mostra que os danos causados pela queda foram limitados”.

Após o restauro da escultura, a peça do século XVIII será de novo mostrada ao público na noite de 20 de maio, Noite dos Museus, “numa grande festa que está já a ser preparada”, acrescentou a mesma fonte do MNAA.

Em novembro do ano passado, um turista que visitava a exposição do MNAA, ao recuar para tirar uma fotografia, derrubou, acidentalmente, a escultura do Arcanjo São Miguel, que sofreu fraturas e perdas da camada policromada.

A obra foi depois enviada para o Laboratório José de Figueiredo para avaliação dos danos, e está agora a ser reparada no museu por uma equipa multidisciplinar.

(…)

Fonte: RTP

Siga-nos