Museu de Aveiro – Santa Joana promove uma das suas peças mais icónicas

Facies Christi

A câmara municipal de Aveiro apresenta-a como “uma das mais icónicas e relevantes peças escultóricas portuguesas”. Não só porque foi diante dela que a Princesa Santa Joana, padroeira da cidade, fez, em 1481, o seu voto particular e simples de castidade, mas também por ser uma peça datada dos princípios do século XV (gótica) e com uma característica singular: consoante a posição do visitante perante a imagem do Cristo crucificado, de um lado, o seu rosto aparenta estar sorridente, e, do outro, triste e com os olhos cerrados. A peça Facies Christi, instalada no Coro Alto do Museu de Aveiro-Santa Joana, vai ganhar novo destaque, a partir da próxima semana, com a criação de um roteiro devidamente identificado.

A visita “inaugural” está marcada para o próximo dia 11, pelas 18h30 – será acompanhada de um apontamento musical e de uma conferência intitulada “O olhar de Cristo”, pelo historiador Anísio Franco. A partir desse dia, a peça Facies Christi passará, assim, a ganhar nova visibilidade junto dos visitantes do museu, com a criação deste roteiro que visa valorizar e promover “um bem histórico-cultural que passará a assumir o estatuto de ícone nacional com interesse turístico estratégico para Aveiro”, destaca Miguel Capão Filipe, vereador da cultura da autarquia aveirense.

Fonte: Público

Artigo completo (+)