Estudo feito ao quadro “O Chafariz d’El-Rey”, de Joe Berardo, revela que é verdadeiro

cidade_global_mnaa

Novos estudos laboratoriais feitos ao quadro O Chafariz d’El-Rey, uma das peças centrais da polémica exposição A Cidade Global — Lisboa no Renascimento, do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), revelaram que é verdadeiro, confirmou ao Observador Joe Berardo, a quem pertence a pintura.

Berardo frisou que nunca teve dúvidas relativamente à autenticidade da pintura, que adquiriu há já vários anos. Datado de finais do século XVI e atribuído a um pintor holandês desconhecido, o quadro foi posto em causa por Diogo Ramada Curto, num artigo publicado no Expresso antes da abertura da exposição a 23 de fevereiro, e em duas peças jornalísticas assinadas por jornalistas do semanário. Apesar de o MNAA ter defendido que o O Chafariz d’El-Rey era verdadeiro, acabou por pedir a Joe Berardo autorização para a realização de novas exames técnicos e materiais.

De acordo com o relatório elaborado pelos laboratórios Hércules e José Figueiredo (primeiramente divulgado pelo Expresso na quinta-feira), tudo indica que o quadro tenha sido pintado antes do século XVIII, dada a ausência de materiais utilizados a partir desse período. Esta conclusão coincide com a de um estudo prévio, feito em 2011 por um laboratório espanhol.

(…)

Fonte: Observador