Mosteiro de Santa Clara a Velha comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Cartaz_Expo_IvoneTavares

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril) este ano sob o tema Património Cultural e Turismo Sustentável, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, organiza diversas iniciativas:

Visita Guiada “700 anos de História”

10h30 e 11h30

A visita, com duração aproximada de 90 minutos, dá a conhecer a história do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, desde a sua fundação à actualidade.

Visitas gratuitas com inscrição prévia: Tel. 239 801 160 | mosteiro.scvelha@drcc.gov.pt

(limite de visitantes por grupo: 20 pax)

Conferência “Património Cultural e Turismo Sustentável – Boas Práticas”

Auditório do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha | das 14h às 17h30

A conferência visa apresentar quatro boas práticas nacionais, em que o património cultural é entendido como fator chave para o desenvolvimento sustentável dos territórios e destinos turísticos. A criação de condições para a visita e fruição do património, o envolvimento das comunidades locais, a gestão do número de visitantes, entre outras dinâmicas de ação e de monitorização, constituem elementos decisivos no sucesso dos casos em análise. A participação é livre com inscrição obrigatória.

14h – Receção aos participantes

14h15 – Abertura | Celeste Amaro, Diretora Regional de Cultura do Centro

14h30 – Passadiços do Paiva – Arouca | Margarida Belém, Vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca.

15h15 – A Cooperação para a Valorização Turística e Sustentável dos Territórios. Do Vale do Côa às Terras do Lince | Dulcineia Catarina Moura, Coordenadora da Territórios do Côa, Associação de Desenvolvimento Regional.

16h00 – Grande Rota do Zêzere | Rui Simão, Coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

16h45 – Viagens com Autores | Rui Pinto Lopes, Administrador do Operador Turístico Pinto Lopes Viagens.

17h30 – Encerramento

Inscrições online: https://goo.gl/iklVPE

Contacto para informações e inscrições: Tel. 239 801 160 | mosteiro.scvelha@drcc.gov.pt

Inauguração da Exposição de Pintura “Desconstrução da Impossibilidade” de Ivone Tavares

Galeria de exposições temporárias do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, 18 horas

Ivone Tavares apresenta uma série de 18 trabalhos, executados em técnica mista, envolvendo diversos materiais como papel, cartolina, óleo, acrílico e argila sobre tela. A abordagem temática é centrada em monumentos históricos, uma vez que a exposição é inaugurada no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Embora os elementos pictóricos sejam identitários de edifícios, arcos, torres e estátuas, ex-libris de algumas cidades mundiais, são apresentados de forma velada numa miscelânea de formas, traços e sobreposições com os restantes componentes, quer surrealistas, abstratos ou figurativos.

Exposição patente de 18 de abril a 31 de maio 2017.