Rede de Museus de Coimbra

18_maio_2017

Limitada a 30 participantes, o circuito do Dia Internacional dos Museus tem início às 09:15 na Casa Museu Bissaya Barreto e, da parte da manhã, percorre o Museu da Ciência e Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e Museu Nacional Machado de Castro.

Na parte da tarde, o circuito prossegue pelo Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, Pátio da Inquisição, Museu da Água e termina no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

“Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” foi o tema escolhido para este ano pelo Conselho Internacional de Museus, remetendo para o papel daqueles espaços enquanto veículos de histórias controversas.

Entre os locais a visitar, destaca-se a exposição documental da coleção Autos de Fé na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e a mostra de objetos de devoção, adorno e superstição da antiquíssima comunidade do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

O Pátio da Inquisição vai relembrar as práticas de exclusão social e religiosa em “tempos obscuros de intolerância, medo e perseguições” e o Museu Nacional Machado de Castro vai abordar a construção do criptopórtico romano, “dizendo o indizível com a arquitetura romana”.

Por seu lado, o Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra expõe documentos sobre o “modus operandi” da justa distribuição de esmolas pela instituição, enquanto o Museu da Água exibe ilustrações dedicadas às cheias do Mondego, que “nunca deu paz” ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Na noite dos Museus, a 20 de maio, cada espaço museológico da rede de Coimbra apresenta um programa próprio, que vai das 18:00 às 24:00, com destaque para as iniciativas do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, que incluem um recital de acordeão com o músico Iurie Chiforisin, visitas “À descoberta do Património” e à exposição “O Azeviche. O Sagrado e o Profano”.

As atividades estendem-se ao Museu Nacional Machado de Castro, com a exibição de peças de teatro e uma visita histórico-performativa, à Casa Museu Bissaya Barreto, ao Museu da Água, Museu da Ciência, Torres do Anto e Almedina, Edifício Chiado e Universidade de Coimbra, que disponibiliza visita em regime livre à torre do Paços das Escolas, Sala dos Capelos, Sala das Armas, Sala do Exame Privado, capela de S. Miguel e Biblioteca Joanina.