Centro Interpretativo do Vale do Tua preserva memória do território

tua

Uma viagem virtual pelas memórias da centenária linha e do vale do Tua estará disponível dentro de meio ano num museu incluído nas novas ofertas turísticas desta zona de Trás-os-Montes, divulgaram hoje os responsáveis.

A experiência será proporcionada pelo Centro Interpretativo do Vale Tua que está a ser instalado em dois antigos armazéns ferroviários da Estação do Tua e que representa um investimento superior a dois milhões de euros.

A promotora é a Agência de Desenvolvimento regional do Vale do Tua que anunciou que a reabilitação dos edifícios está praticamente concluída e avançou que está prevista para sexta-feira a adjudicação do projeto de musealização para a instalação dos conteúdos.

Trata-se de mais uma medida de compensação da EDP decorrente da construção da barragem de Foz Tua e que visa a criação de um espaço de memória do que foi o vale do Tua antes e com a construção do empreendimento hidroelétrico.

A cerimónia de assinatura do contrato de adjudicação do projeto de Musealização do Centro Interpretativo do Vale do Tua decorre, na manhã de sexta-feira, na Casa do Cantoneiro, junto à Estação do Tua, no concelho de Carrazeda de Ansiães, que faz parte da área de influência da barragem, junto com Vila Flor, Mirandela, Alijó e Murça.

A agência de desenvolvimento é a entidade que gere os fundos disponibilizados pela EDP e os projetos como o centro interpretativo, que é apresentado como um “espaço de excelência para a preservação da memória do Vale do Tua, consagrando a Linha Ferroviária do Tua e promovendo a história deste território, a sua importância económica, social e cultural”.

A agência perspetiva que “no final de 2017 ou início de 2018, o equipamento possa abrir portas e ficar disponível para receber os visitantes”.

O espaço ficará dividido em três áreas temáticas principais: O Vale, a Linha do Tua e a Barragem.

(…)

Fonte: DN