Ministro da Cultura garante intervenção no Mosteiro de Rendufe

mosteiro_rendufe

Sem avançar uma data, o ministro da Cultura garantiu à Associação dos Amigos do Mosteiro de Rendufe que as obras de reabilitação daquele monumento, em Amares, podem avançar já no próximo ano. Castro Mendes mostrou-se sensível às reivindicações da delegação que recebeu, sexta-feira, em Lisboa, e prometeu visitar o mosteiro numa próxima deslocação ao Minho.

A promessa fez sorrir também os que estão preocupados com o estado de degradação do mosteiro. “É urgente substituir a cobertura da igreja para se evitar a desgraça que seria a destruição da talha do altar-mor, que começa a apresentar sinais de perigo de derrocada”, alertou o presidente da associação dos Amigos do Mosteiro de Rendufe, José Antunes.

O Mosteiro de Santo André de Rendufe, construído no século XI, será um dos mais antigos de Entre Douro e Minho. No projeto que o Ministério da Cultura está a preparar para o monumento poderá ainda haver espaço para investimento privado no edifício – que pertence ao Estado desde 2012.

Fonte: CM