Governo dos Açores vai limitar subidas diárias ao vulcão dos Capelinhos

387

Webp.net-compress-image (48)

O Governo dos Açores vai limitar as subidas diárias ao vulcão dos Capelinhos, cuja erupção ocorreu há 60 anos, para preservar o património geológico e garantir a segurança dos visitantes, foi esta terça-feira anunciado.

“A partir do ano que vem vamos implementar uma portaria em que a subida ao vulcão dos Capelinhos será controlada pelo parque natural, à semelhança do que é no Pico. As pessoas vão ter que subir ao vulcão com visita acompanhada por um guia certificado, como sucede na caldeira do Faial”, disse à agência Lusa o diretor do parque natural da ilha, João Melo.

Segundo o responsável, “a capacidade de carga máxima de referência para o percurso é de 50 visitantes diários, podendo ser reduzida ou aumentada até 25%” em função do estado do trilho e das condições meteorológicas.

João Melo explicou que a medida se deve sobretudo à “estratégia de conservação do património, quer natural, quer geológico” da região, sendo que a preservação do património geológico passa muito pelo “controlo do visitante nas áreas nobres dos Açores”.

“Outra situação é a segurança das pessoas, que estão a subir a um território pouco consolidado, com arribas frágeis que podem facilmente cair e devem ser guiadas para fugir destes perigos”, destacou.

(…)

Fonnte: DN

Siga-nos