“Cantão e a Rota Marítima da Seda” apresenta em Évora peças do Museu do Cantão, na China

museu_cantao_evora

Trinta objetos oriundos do acervo do Museu de Cantão podem ser vistos no Museu Nacional frei Manuel de Cenáculo, em Évora, até ao próximo dia 31 de Dezembro.

“Cantão e a Rota Marítima da Seda” é o título da exposição, a qual podem ser apreciadas 30 peças do Museu de Guangzhou (Cantão), entre as quais se encontram porcelanas, cerâmicas, diversos objetos em vidro, moedas de prata e pinturas a óleo.

Esta mostra assume especial significado por se tratar da primeira vez que um museu chinês é autorizado a enviar para Portugal uma coleção de grande importância histórica, onde se incluem peças originais (algumas com mais de 2 mil anos), que ilustram as relações marítimas e comerciais de Cantão com a Europa e com Portugal.