Exposição sobre a ex-URSS revela recurso às “fakenews”

ex_ex_urss

No museu Tate Modern, em Londres, e por ocasião do centenário da Revolução de Outubro, está patente a exposição “Red Star Over Russia”, que reúneimagens (de fotografias políticas a cartazes de propaganda) da União Soviética entre 1905 e 1955. E aqui é possível ver que os soviéticos foram pioneiros, por exemplo, na manipulação de fotografias, numa espécie de “photoshop” primitivo. A curadora da exposição, Natalia Sidlina, explica à BBC o porquê da relevância (e atualidade) da exposição. “Nós vivemos na Era das fake news. Mas estas não foram inventadas com o Twitter ou o YouTube; foram usadas na década de 1930 [pelos soviéticos] para, por exemplo, fazer desaparecer pessoas de fotografias”, garante.

Fonte: Observador

Para mais informações (+)