Cultura e Finanças autorizam despesa para obras dos sinos de Mafra até 2019

palacio_mafra

Os ministérios da Cultura e das Finanças autorizaram um gasto de 1,5 milhões de euros entre 2018 e 2019 nas obras de requalificação dos sinos do Palácio de Mafra, segundo portaria publicada em Diário da República. A portaria de repartição de encargos pelos anos de 2015 a 2017 já tinha sido publicada em 2015, mas, como passados três anos as obras ainda não começaram, os ministérios da Cultura e das Finanças tiveram de publicar uma nova portaria de extensão da despesa.

Na portaria, Cultura e Finanças autorizam a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural não só a usar a verba de cerca 1,5 milhões de euros, como a repartir os encargos pelos anos de 2018 (713 mil euros) e 2019 (836 mil euros). No documento, os dois ministérios reconhecem a “urgente necessidade de proceder à reabilitação” dos sinos e carrilhões do Palácio de Mafra “face ao avançado estado de degradação” assim como “riscos de segurança não só para o património em si, como para os utentes do imóvel e transeuntes da via pública”, uma vez que os sinos se encontram escorados por andaimes.

Fonte: Observador

Artigo completo (+)