Milhares de internautas juntaram-se e compraram um Picasso

mosqueteiros_picasso

Vinte e cinco mil internatautas juntaram esforços e compraram um Picasso numa plataforma suiça de compras colectivas (Qoqa).

No passado mês de Dezembro, a plataforma disponibilizou o quadro de Picasso  “Buste de mousquetaire” (Busto de mosqueteiro) por dois milhões de francos suíços – cerca de 1,7 milhões de euros. Em três dias, 25 mil pessoas compraram os 40 mil lotes, a 50 francos suíços (42 euros) cada um, tornando-se oficialmente os felizes proprietários do quadro com dimensões 58 cm x 28,5 cm.

A partir de agora dependerá dessa grande comunidade de proprietárioscuidar do destino da obra e decidir, por exemplo, onde será exposta.O Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Genebra (Mamco) será a primeira instituição a exibi-lo, a partir desta sexta-feira. Esta iniciativa seduziu o diretor do museu, Lionel Bovier.

O quadro em Genebra até outubro. Depois os seus 25 mil proprietários terão que votar para decidir o seu próximo destino.

Fonte: Agence France Press