Fundação paga na totalidade restauro do manto da rainha D. Améli

789

rainha_amelia

O restauro do manto, exposto no antigo edifício do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, custa 6 mil euros.

De acordo com Isabel Raposo de Magalhães, da direção do Grupo de Amigos do Museu Nacional dos Coches (GAMNAC), o valor total do restauro, de 6000 euros, vai ser entregue hoje, numa cerimónia que decorrerá no antigo Picadeiro Real.

O donativo foi realizado no âmbito de uma campanha pública de angariação de fundos para o restauro do manto, lançada no início deste ano.

Isabel Raposo de Magalhães explicou à Lusa que o afilhado da rainha D. Amélia, Duarte Pio de Bragança, “empenhou-se pessoalmente na campanha de mecenato promovida em prol do restauro do manto da rainha”, tendo conseguido o apoio da Fundação Versailles, com sede em Nova Iorque, presidida por Barbara de Portago.

De acordo com a diretora do Museu Nacional dos Coches, Silvana Bessone, existe a intenção de requalificar uma sala do Picadeiro Real para expor o manto, depois de restaurado, bem como outras peças.

O objetivo é criar um núcleo dedicado à rainha D. Amélia, a quem se deve a preservação da coleção e a criação do atual Museu Nacional dos Coches.

(…)

O manto – exposto atualmente no edifício do antigo museu, no Picadeiro Real – foi oferecido pela cidade de Paris à rainha D. Amélia, por ocasião do seu casamento com o príncipe D. Carlos – futuro rei -, em 1886.

(…)

Fonte: DN

Siga-nos