Museu de Famalicão quer criar Centro de Investigação sobre a Guerra Colonial

museu_guerra_colonial_famalicao

O Museu da Guerra Colonial em Famalicão quer criar um Centro de Investigação e Estudos sobre a guerra do Ultramar.

Augusto Silva, responsável pelo museu desafiou esta segunda-feira, o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes para a celebração de um protocolo que permita a criação do centro. O governante, que esteve presente na comemoração dos 17 anos da estrutura museológica, disse estar disponível mas salvaguardou que é necessário envolver também universidades.

Segundo Augusto Silva o objetivo do centro é estudar o conflito armado não só a partir de documentação que o museu possui mas também através de combatentes que ainda estão vivos. “Temos de fazer parcerias com universidades e ter aqui um polo que estudem esta área, o que não é muito vulgar nos meios académicos”, explicou o responsável.

(…)

Instalado no Lago Discount desde 2012 o Museu da Guerra Colonial tem como principais visitantes antigos combatentes mas também escolas e instituições. “Temos visitantes desde o pré-escolar até à terceira idade”, notou.

A exposição permanente retrata o itinerário do combatente português nas três frentes da Guerra Colonial.

Fonte: JN