Encontrados destroços de navio australiano afundado durante a II Guerra Mundial

108

Os destroços de um navio australiano afundado por um submarino japonês durante a II Guerra Mundial foram encontrados quase oito décadas depois, revelou esta terça-feira a ABC News.

O cargueiro SS Iron Crow foi atingido por um torpedo ao largo do estado de Victoria em 1942, afundando-se em 60 segundos. O ataque no Estreito de Bass provocou 38 mortos. Cinco tripulantes, resgatados das águas por outro navio, sobreviveram.

George Fisher, o último dos tripulantes sobreviventes, disse em 2003 que o ataque foi “um dos acontecimentos mais tristes” da sua vida. Fisher morreu em 2012.

O arqueólogo marinho Peter Harvey informou que o navio de carga foi o único a ser afundado por um torpedo em águas australianas. Quando foi atacado, o Iron Crow transportava minério entre os estados da Austrália do Sul e de Nova Gales do Sul.

(…)

Dispositivos sonares e câmaras vasculharam e mapearam o fundo do mar. No que foi descrito como “um feito de importância nacional”, a equipa de buscas do Museu Marítimo Nacional da Austrália localizou os destroços a cerca de 100 quilómetros ao largo de Victoria.

Com cerca de 100 metros de comprimento, o navio foi encontrado “relativamente intacto” a aproximadamente 700 metros abaixo da superfície do oceano. A proa, as grades e as âncoras também foram encontradas, revelaram as autoridades australianas.

Fonte: Expresso

Siga-nos