Teatro Sá da Bandeira no Porto classificado como monumento de interesse público

970

Teatro Sá da Bandeira

O Teatro Sá da Bandeira, no Porto, foi classificado como monumento de interesse público, segundo uma portaria publicada nesta quarta-feira em Diário da República, que o considera “um dos mais importantes marcos do património cultural da cidade”.

“É classificado como monumento de interesse público o Teatro Sá da Bandeira, na Rua Sá da Bandeira, 94 a 108, Porto, União das Freguesias de Cedofeita, Miragaia, Santo Ildefonso, São Nicolau, Sé e Vitória, concelho e distrito do Porto”, indica o documento datado de 15 de Janeiro e assinado pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira.

Localizado no centro histórico do Porto, o Teatro Sá da Bandeira “constitui a casa de espectáculos mais antiga da cidade”, lê-se na portaria da classificação do imóvel, assente no “seu interesse como testemunho notável de vivências ou factos históricos”, bem como no “seu valor estético, técnico e material intrínseco”, concepção arquitectónica e urbanística, extensão e no que “nela se reflecte do ponto de vista da memória colectiva”.

“Para além da qualidade formal do imóvel, é de destacar o seu papel cultural no meio portuense, como palco de grandes nomes nacionais e internacionais do teatro e da ópera, entre outros”, assinala a portaria do Governo.

(…)

Inaugurado em Março de 1874 como Teatro-Circo Príncipe Real, o Sá da Bandeira substituiu o edifício do antigo Teatro Circo, que começara por ser um barracão de madeira para artes circenses. Com lotação 1.700 os lugares, passou a designar-se oficialmente Teatro Sá da Bandeira em 1910.

Fonte: Público

Siga-nos