Novo Museu Carmen Miranda deverá ficar concluído em junho

carmen_miranda

O novo Museu Carmen Miranda, no Marco de Canaveses, que tem um custo de 1 milhão e 100 mil euros, vai estar concluído em junho, um mês antes do previsto.

A instalação do Museu Carmen Miranda – onde funcionavam a antiga Biblioteca Municipal Poeta Joaquim Monteiro e o antigo museu – vai ocupar os dois edifícios simétricos já existentes no local de “arquitetura civil oitocentista”, com traça de estilo “brasileiro”. A novidade é que os edifícios passam a estar unidos através um terceiro volume tornando-os num equipamento comum.

Além do espólio, a autarquia, através da Secretaria de Estado das Comunidades, está tentar celebrar junto das autoridades brasileiras um protocolo que permita trazer para o museu um reforço dos adereços e bens de Carmen Miranda. “Não tem sido fácil, porque têm havido alguns constrangimentos em termos de alguma insegurança no corpo diplomático e do governo do Brasil, mas estamos a conseguir, pelo menos, manter estes contactos – que já iniciaram há um ano – e que espero que culminem com a possibilidade de trazer algum do espólio no Museu Carmen Miranda no Rio de Janeiro para Marco de Canaveses”, relata a presidente do município.

Fonte: JN