Séniores colaboram na divulgação do Património Cultural

98

uniao_misericordias_portuguesas

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) anunciou que está a desenvolver um projeto para envolver voluntários seniores na divulgação do seu património cultural disperso por todo o país, numa parceria com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Intitulado “Viver Património”, o projeto está a ser preparado através de um protocolo firmado com a DGPC e as direções regionais de Cultura do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, na área da formação, da segurança e proteção dos espaços culturais que são património da UMP, revelou à agência Lusa o responsável pelo gabinete do património desta entidade, Mariano Cabaço.

“O projeto pretende abrir ao público o património das misericórdias, sobretudo as igrejas, alguns museus e outros espaços com o envolvimento de pessoas com alguma idade, numa ótica de voluntariado cultural, em cada comunidade, porque acreditamos que acrescentam valor, conhecem as vivências e tradições locais”, explicou.

A UMP possui ainda mais de 32.000 peças de arte, já registadas num processo de inventário do património móvel em curso, segundo o responsável.

“A ideia é que façam o acolhimento dos visitantes nestes espaços”, sendo estas pessoas, “anteriormente, habilitadas e credenciadas com formação”, feita em parceria com as direções regionais.

Serão as Misericórdias a identificar, nas localidades de todo o país, os seniores disponíveis para abrir estes espaços e mostrar o património aos visitantes.

No âmbito deste projeto, a UMP pretende “conjugar a mais valia do saber destas pessoas e permitir-lhes uma atividade local que aumente a sua autoestima, para que percebam que a comunidade as valoriza”, sublinhou.

Fonte: Notícias de Coimbra

 

Siga-nos